Sobre nós

Sobre a criação da empresa, por Marcel Bianchi

Há +10 anos iniciei minha trajetória no ecossistema de startups, sendo parte da equipe que construiu a ClickBus do zero, e responsável direto pela criação do primeiro Sistema de Distribuição Global de passagens de Ônibus no Brasil (GDS), unidade de negócios B2B.

Após 8 anos de experiência construindo do zero uma máquina de vendas que alcançou mais de R$200 milhões em faturamento por  ano, com mais de 6 mil clientes conectados direta e indiretamente, tive a oportunidade de viver as dores e os prazeres de praticamente todo o ciclo de vida de uma startup de sucesso.

Diante do surgimento do segundo ciclo de startups no Brasil  que iniciou em 2018/2020, decidi empreender para ajudar e endereçar as dores que diversas empresas e startups apresentam na área comercial: alavancar suas vendas, construindo uma equipe de alta performance, e processos estruturados.

​Já com alguns anos de experiência diversificada que o modelo de consultoria proporciona, vejo que o ponto chave é identificar rapidamente o estágio da empresa ou startup e a maturidade das áreas de negócio se encontram, para determinar e priorizar quais dores endereçar e crescer mais.

Para isso, traduzimos todos esses anos de experiência numa metodologia própria, com pilares que nos permitem entender pontos de rápido ganho, e as mudanças estruturais a serem realizadas para a construção da uma máquina de vendas.

Propomos sempre uma relação que gere ganho e autonomia para ambas as partes, aportando conhecimento e também documentando para que este seja gerido e compartilhado de forma escalável. Provocamos mudanças em todos os níveis da estrutura e todas as fases do funil de vendas, especificando quais os resultados esperados, e como mensurar o que está dando certo ou não para corrigir e alcançar a ambição planejada.

Sobre a criação marca ArchSales, por Marcel Bianchi

A ideia da marca surge após uma rodada de brainstorming de palavras-chave do mercado de vendas, sob a ótica de estruturar a base elementar para que depois as pessoas que atuam numa área de vendas possam exercer suas atividades e alcançar resultados superiores. Era pensar antes mesmo do “topo do funil”, e aí veio a analogia de construção de um prédio, preparamos o terreno, fazemos a fundação, e a estrutura base que depois irá suportar todo o crescimento.

Com isso chegamos ao prefixo ARCH, que é uma abreviação da palavra Arquitetura (em inglês architecture). O significado desta palavra tem origem do grego [arché] = princípio, [títheme] = pôr.

“Arquitetura significa construir com base em um princípio, ou arché. O princípio é a psique, mas nós vemos a arquitetura através da materialização, isto é, os tijolos, a cal, a construção” – Antonio Menghetti 

Para completar essa concepção, no brainstorming também surgiu a relação de ARCH como Arco, no sentido de Arco e Flecha:

“A flecha se realiza quando do arco se une ao centro do alvo, já presente na mente do arqueiro.” – Antonio Meneghetti
Ambas as citações estão conexas, e explicitam àquilo o que buscamos entregar de valor no dia a dia com nossos clientes, construir sempre com base no core do cliente, para ir muito além daquilo que se pode ver hoje, mas que já está presente dentro de nós.

E por outro lado temos o sufixo SALES, que do inglês, significa vendas. 

Ao final, restava a parte mais difícil, materializar a identidade visual da nossa marca, de forma que pudesse carregar todo este significado e significância. 

Com maestria, o designer André Donadio (site aqui) ilustrou e deu vida ao conceito da marca ArchSales. Convido você a olhar nosso grid com essa chave de leitura: o “A” de nossa marca contempla a Ponte de referência à Arquitetura, a Flecha do arqueiro, estes envoltos ao circulo da vida.

As vezes acho que parece até o rascunho de um desenho de Da Vinci, que obra! (risos).

grid da marca ArchSales, por André Donadio